VITÓRIA! APÓS PRESSÃO DO SINDICATO E DECISÃO JUDICIAL, PREFEITO PROMETE PAGAR AÇÃO TRABALHISTAS A TODAS AS TRABALHADORAS DA ERJ

31/05/2021
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato

Na manhã de domingo, dia 30, em vídeo postado em sua rede social, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou que irá realizar o pagamento dos processos trabalhistas que o Sindirefeições Ts moveu contra a empresa ERJ.

Na mensagem, o prefeito promete que não irá esperar o prazo legal de 60 dias para efetuar os pagamentos, reduzindo assim o tempo de espera das trabalhadoras.

Além do anúncio na página oficial do prefeito, a prefeitura de Sorocaba, em Nota Oficial em sua conta do facebook reitera a promessa de pagamento, informando que todas as trabalhadoras serão pagas, tanto as do processo de 2015 quanto as de 2016.

Segue trecho da nota oficial da prefeitura:
“A Prefeitura de Sorocaba se reuniu, na manhã deste domingo (30), com as merendeiras que trabalharam para a empresa ERJ, que atuou na merenda escolar municipal de Sorocaba em administrações anteriores e deixou dívidas trabalhistas pendentes desde os anos de 2015 e 2016. Ao todo, são quase 700 trabalhadoras, cujos valores das rescisões trabalhistas ficaram pendentes durante anos.”
O texto deixa claro que a prefeitura vai quitar as dívidas referente as ações trabalhistas dos anos de 2015 e 2016, o que é uma vitória importante do sindicato e das trabalhadoras.

PONTOS IMPORTANTES A DESTACAR:
1º O pagamento será realizado pela prefeitura por conta de DECISÃO JUDICIAL, não por vontade própria do prefeito, caso contrário, o pagamento teria sido feito há muito tempo.
2ª Resta saber apenas a data que se dará início os pagamentos, já que não foi informado no comunicado.
3º A ação trabalhista é uma VITÓRIA DO SINDICATO E DAS TRABALHADORAS, tentar fazer promoção pessoal com uma luta que nunca participou, não é uma atitude digna.
4º O Pagamento se refere a Multas de Convenção Coletivas conquistadas pelo Sindicato, não de verbas rescisórias, como está mencionado na nota oficial da prefeitura. As verbas rescisórias foram pagas quando o Sindicato bloqueou na Justiça a fatura que a empresa tinha a receber junto ao município, convertendo-a no pagamento das verbas rescisórias das trabalhadoras.
5º A suposta comissão de trabalhadoras que a prefeitura tirou para supostamente acompanhar os pagamentos, não tem nenhum valor legal ou efetivo, pois o único REPRESENTANTE LEGAL DA CATEGORIA É O SINDICATO, que continuará fiscalizando e acompanhando o desenrolar do processo.
6º A promessa do prefeito se estende a todos os processos, conforme nota oficial da prefeitura e do próprio prefeito, portanto, queremos acreditar que sua palavra se cumprirá e todas serão contempladas.

No mais, essa vitória só mostra que com trabalho sério e apoio da categoria, ser sindicalizado faz toda a diferença.

#LutamosJuntos #VencemosJuntos