Brasil está a um dia de ultrapassar 600 mil mortos por covid-19

08/10/2021
Fonte: Rede Brasil Atual

Apesar de avanço da vacinação, números da covid no Brasil ainda são trágicos. Estudo em hospital paulista confirma importância inegável das vacinas

O Brasil registrou nesta quinta-feira (7) 451 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 599.865 desde o início da pandemia. Isso sem contar a subnotificação denunciada por cientistas e reconhecida até mesmo pelo governo federal. Trata-se do segundo país com mais mortes no mundo, mas líder em vítimas neste ano.

A média móvel de mortes, calculada em sete dias, está em 462, mantendo tendência de estabilidade após movimento de queda observado desde a segunda quinzena de abril. O mesmo é observado em relação à média de novos casos, que está em 16.775. A vacinação apresenta resultados inegáveis e o país vive uma situação “confortável” de ocupação de leitos, em comparação com momentos mais graves do surto. Entretanto, cientistas alertam que o cenário ainda inspira cuidados e que o país precisa avançar na imunização.

Vacinas salvam

Até o momento, 47,11% dos brasileiros estão com esquema vacinal completo com duas doses ou dose única, segundo o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que esta porcentagem deve ser superior a 80% para considerar o surto sob controle. Receberam a primeira dose ao menos 75,88% da população, também segundo o ministério.

Um estudo preliminar divulgado pelo Hospital Emilio Ribas,  referência em doenças contagiosas em São Paulo, atesta os bons resultados da vacinação. Os dados dão conta de que quase nove em cada 10 pacientes internados com coronavírus no hospital não estavam com esquema vacinal completo, ou não tinham sido vacinados.