Brasil volta a registrar aumento de mortes diárias por covid

16/09/2021
Fonte: Rede Brasil Atual

Média móvel de óbitos por covid subiu 31,5% em relação ao registrado em 10 de setembro. Média de novos casos segue estável

O Brasil vive um novo momento de elevação das mortes diárias de covid-19. Hoje (15), o país registrou mais 800 vítimas da infecção pulmonar em 24 horas, segundo o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Com o acréscimo, já são 588.597 mortos, sem contar com subnotificação apontada por cientistas e admitida até pelo governo federal. No mesmo período, foram notificadas 14.780 novos casos, totalizando 21.034.610 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.

A média diária de mortes passou de 454, no dia 10 de setembro, para os atuais 597 óbitos a cada um dos últimos sete dias – um salto de 31,5%. Esta tendência não se repete na média diária de novos casos, que apresentou queda no período, e estabilidade de ontem pra hoje, com 15.229 infectados também a cada um dos últimos sete dias. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirma que a tendência nacional atualmente percebida é de estabilidade e queda nos casos.

Cautela

O pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo boletim, afirma que o cenário mais positivo em relação ao número de casos tem relação com o avanço da vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, 37,52% dos brasileiros estão totalmente imunizados com duas doses de vacinas, ou vacina de dose única. Cumpriram a primeira etapa da imunização 71,47%.