Governo de SP confirma quinto caso da variante Ômicron no estado

14/12/2021

Caso é o primeiro importado registrado no interior do estado e é de uma mulher de 40 anos, residente em Limeira, com histórico de viagem internacional. Ela tem esquema vacinal completo e apenas sintomas leves, diz a pasta da saúde. Brasil tem 11 novos casos da variante.

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou neste domingo (12) o quinto caso variante Ômicron da Covid-19 no estado. Trata-se de uma mulher de 40 anos, residente em Limeira, e que viajou à África do Sul e à França em novembro.

O novo caso é o primeiro importado no interior, os demais foram registrados na capital paulista. Quatro são importados e um em investigação pode ser de transmissão local, já que o paciente não tem histórico de viagem ao exterior.

O Ministério da Saúde informou também neste domingo (12) que o Brasil tem 11 casos confirmados e identificados da variante ômicron, contando com os cinco casos de SP. Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás tem dois casos cada um.

A nova paciente registrada em SP neste domingo(12) tem esquema vacinal completo e relato de apenas sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal. Está sob monitoramento da Vigilância municipal de Limeira e em isolamento domiciliar, sem contato com marido e filho, que já tiveram resultado negativo para exame de PCR.

A paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 3 de dezembro, após realizar um teste de antígeno. Sua amostra foi submetida a sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado para a nova variante.