Nas últimas semanas, o Sindirefeições TS tem recebido inúmeras reclamações dos trabalhadores de Refeições Coletivas que atuam nas unidades da Empresa GR em nossa área de abrangência, criando um clima de grande insatisfação entre nossa categoria.
Trabalhadores em que a empresa GR administra a cozinha, vêm constantemente sendo vítimas de abuso de autoridade e condutas que podem ser configuradas como assédio moral, além de terem diversos direitos desrespeitados e ainda sofrendo com atos antisindicais.
Entre os diversos problemas, estão:
- ESCALA 12X36: trabalhadores emendando sem folga por mais de meses e sem ACORDO COM O SINDICATO;
- FALTA DE FUNCIONÁRIOS: rotatividade altíssima. Trabalhadores não chegam a completar o dia de teste e pedem para ir embora;
- ASSÉDIO MORAL: pressão forte de nutricionistas com todos os trabalhadores, inclusive com frases abusivas como “quem não aguenta, peça para sair!” - Funcionária COM início de infarto em uma das unidades, e o gerente fala: “VÊ SE NÃO VAI MORRER ANTES DE TERMINAR A ATIVIDADE”;
- CONDUTA ANTISSINDICAL: incentiva todos os trabalhadores a cancelarem o sindicato;
- FALTA DE PRODUTOS: Na falta de sabão/detergente, os utensílios e panelas foram lavados, por mais de uma semana, somente com agua. Uma total falta de responsabilidade com a higiene e saúde de todos os trabalhadores!
- UTENSÍLIOS: Muitos itens em falta e quando ocorre quebra, não existe reposição;
- TESTE: fazem muitos testes com candidatos, mas não contrata ninguém;
- VALE TRANSPORTE: funcionários novos ficam 1 mês sem vale transporte, colocando do bolso e se faltam, são ameaçados de descontar e serem demitidos;
- EPI’S: Funcionários sem uniformes, botas, mascaras e luvas, no entanto são obrigados a assinar a ficha de recebimento para auditoria, mas NUNCA recebem;
- ATESTADO MÉDICO: não aceitam atestado sem CID;
- TROCAS DE FERIADOS: sem acordo com o sindicato, penalizando os trabalhadores;
- FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO: em vários municípios a empresa fornece plano de saúde sem médicos credenciados;
- DESVIO DE FUNÇÃO: funcionários em hospitais com desvio de função e sem o recebimento de insalubridade;
- VISITA DO SINDICATO: empresa se nega a atender o sindicato em algumas unidades;
- TERCEIRIZAÇÃO: GR contrata empresa que não cumpre a CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO.
Esse vale tudo tem que parar! Não podemos tolerar comportamento não compatível com o a ética no trabalho e respeito ao ser humano. Não podemos permitir que nossa categoria tenha seus direitos desrespeitados e sua segurança e saúde colocadas em risco dessa maneira.
Informamos aos responsáveis pela empresa que nossa história é de muita luta e conquistas, e que somos reconhecidos por sermos um sindicato atuante e que não se intimida!
O Sindirefeições Ts já está tomando as providências cabíveis para que esses desmandos acabem, notificando empresa e clientes em que a GR administra a cozinha e caso não haja retorno, será protocolado GREVE em diversas unidades em Sorocaba e região.
Agradecemos os trabalhadores, que tem se mostrado unidos ao sindicato e salientamos que todas as denúncias são mantidas em sigilo.
Sindirefeições Ts: #LutamosJuntos