Negociação Salarial 2024/2025: Conquistas Importantes para os Trabalhadores de Refeições Coletivas!

12/06/2024
Fonte: Assessoria de Comunicação

Após cinco rodadas de negociações com o SINDERC (Sindicato Patronal), nesta terça-feira, 11 de junho de 2024, foram concluídos os resultados para a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025.

Foram mantidos os principais benefícios normativos, além do ganho real de 1,91% (um vírgula noventa e um por cento) acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Assim, o reajuste salarial será de 5,14% (cinco vírgula quatorze por cento), retroativos a 1º de junho/2024, para quem ganha até R$ 4.500,00.

Para quem ganha acima de 4.500,00, o reajuste será no valor fixo de R$ 231,30 (duzentos e trinta e um reais e trinta centavos) em 1º de junho/2024.

VEJA O RESULTADO:

➡ PISO NORMATIVO (AUXILIAR DE COZINHA)
R$ 1.790,00 a partir de junho/2024.

➡ PISO DE COZINHEIRO(A)
R$ 1.990,64 a partir de junho/2024.

➡ PISO DE COPEIRO(A) HOSPITALAR
R$ 1.796,34 a partir de junho/2024.

➡ VALE ALIMENTAÇÃO/CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS (aumento de 13%)
R$ 250,30 a partir de junho/2024 com desconto de R$ 15,51.

➡ ASSISTÊNCIA MÉDICA
Benefício foi mantido para os empregados e seus dependentes legais até 16 (dezesseis) anos.

➡ VALE REFEIÇÃO
R$ 30,21 por dia trabalhado (para quem não tem refeição no local de trabalho)

Outras Importantes Conquistas:

- Homologação: Mantida a obrigatoriedade da assistência sindical no ato da homologação da rescisão contratual para trabalhadores com mais de 12 meses de contrato na área de abrangência do Sindirefeições Ts. Uma vitória após a Reforma Trabalhista de 2017!

- Escala 12x36: Para ser aplicada, necessário acordo prévio entre empresa e sindicato, garantindo os direitos dos trabalhadores.

- Aviso Prévio Especial: Trabalhadores acima de 50 anos e com no mínimo 3 anos de empresa, têm direito a um salário a mais.

"O Sindirefeições Ts e os sindicatos filiados à FETERC não mediram esforços para que a negociação fosse positiva para a categoria. Conquistamos um reajuste acima da inflação e mantivemos todos os benefícios. Devemos salientar que teríamos resultados ainda melhores se houvesse união sindical com um objetivo único entre todas as organizações que representam a categoria de refeições coletivas no estado de SP. Uma categoria unida, com sindicatos sérios, tem sua voz fortalecida” disse Alessandra Bercio, Diretora do Sindirefeições Ts.

A união e o engajamento dos trabalhadores são fundamentais para que continuemos conquistando melhorias e defendendo nossos direitos. #LutamosJuntos